terça-feira, 29 de setembro de 2009

Retrospectiva de Carlos Laranjeira em Almada

Carlos Laranjeira, membro da FecoPortugal, assinala 6.900 dias de cartoons com uma exposição em Almada.
A inauguração será pelas 18h00 de 3 de Outubro, na Oficina da Cultura. Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Almada e coordenação da ImaginArte.

Para ampliar, clicar na imagem

Exposição continua em Saint Just le Martel

Divulgamos mais desenhos que fazem parte da exposição da FecoPortugal em Saint Just le Martel (Limoges-França).
Belisário

Armando David


Santiagu

Exposição de Matosinhos para a Lousã

Terminou anteontem em Matosinhos, com assinalável sucesso, a exposição "A Liberdade é um Risco". Embora com atraso, deixamos aqui, para registo, a notícia abaixo.
A itinerância da exposição continua, reinaugurando já no próximo dia 3 na Lousã, no âmbito da comemoração do 42º aniversário do jornal Trevim.
A Liberdade de Imprensa, tónica da exposição, não poderia ser tema mais apropriado para assinalar o aniversário de um jornal livre e combativo, como é o Trevim, numa altura em que todos os jornais enfrentam dificuldades.

domingo, 27 de setembro de 2009

São da Feco, os cartoons de Portugal em Alcalá

http://www.humor.fgua.es/XVImuestra/participantes.html#espana
Clicando na linha acima, obtém-se informação dos seleccionados para a exposição da XVI Mostra intermacional de Humor Gráfico de Alcalá de Henares. A inauguração, prevista para 19 de Outubro, tem dois desenhos portugueses seleccionados: um de Zé Oliveira e outro de F'Santos, ambos associados da FecoPortugal.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

"Liberdade é um Risco" inaugura na Lousã dia 3

Recortado da 1ª pág. do Trevim de ontem
Para ampliar, clicar na imagem

"A Liberdade é um Risco" ainda pode ser vista em Matosinhos (Teatro Constantino Nery) até ao próximo dia 27. Mas no dia 3, portanto de amanhã a uma semana, inaugura na Lousã (no Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques) inserida nas comemorações do 42º aniversário do jornal Trevim, com o qual a FecoPortugal tem vínculos especiais.

Em Matosinhos, a exposição teve uma inauguração se sala cheia e continuou a ser muito visitada. Espera-se o mesmo na Lousã, tanto mais que o Trevim é um jornal com 42 longos anos de permanente esforço do exercício da Liberdade de Imprensa, e a população reconhece-lhe esse mérito.

Que melhor maneira do que celebrar um aniversário de jornal, se não reafirmando o Risco da Liberdade? Designadamente da Liberdade de Imprensa?

Salão de Saint Just le Martel começa amanhã

Seguem mais alguns dos trabalhos da exposição que a FecoPortugal tem no Salão de Humor de Saint Just le Martel que inaugura amanhã.
Ferreira dos Santos

Álvaro

Eduardo Welsh


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Salão de Saint Just le Martel começa no sábado

Continuamos a apresentar trabalhos da exposição que a FecoPortugal tem em Saint Just le Martel (Limoges, França) a partir do próximo sábado.
Onofre Varella


Rodrigo de Matos

Zé Oliveira

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Salão de Saint Just le Martel começa no sábado

Paulo Fernandes

César Évora

Alberto Ferreira

Inaugura no peóximo sábado o Salão de Caricatura de Saint Just le Martel, próximo de Limoges (França). Os detalhes podem ser lidos mais a baixo, em post de 31 de Agosto.

A iniciativa encerra a 4 de Outubro e lá estarão para testemunhar (e contar aqui como foi) o Rodrigo e o Zé Oliveira.

Abaixo, a lista dos associados Feco que participam na exposição colectiva que a nossa associação ali tem. Acima, desenhos dessa exposição.

Iremos continuando a adicionar outros trabalhos, nos próximos dias.

Expõem em Saint Just le Martel a partir de sábado:
01 - A'Ferreira (Alberto Ferreira)
02 - PauloFernandes
03 – César Évora
04 - Zé Oliveira
05 – Rodrigo de Matos
06 - Varella
07 - F'Santos (Ferreira dos Santos)
08 – Álvaro Santos
09 - Eduardo Welsh
10 - Ricardo Campus
11 - Hermínio Felizardo
12 - Bruno Taveira
13 – António Santiagu
14 – R’Galvão (Ricardo Galvão)
15 – C’Laranjeira (Carlos Laranjeira)
16 – A’David (Armando David)
17 – Joaquim Belisário
18 – C.Rico (Carlos Rico)
19 - Eduardo Esteves
20 – Luís Costa
21 – Luís Afonso
22 – Gonçalo Pedro
23 – Pedro Ribeiro Ferreira
24 – Paulo Veloso

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Felizardo em Marvão, na Feira do Café

A Feira do Café de Marvão contou com um conjunto de caricaturas. Foi nos dias 11, 12 e 13 de Setembro, e os trabalhos em exposição eram de Hermínio Felizardo, associado da FecoPortugal.
Regressado de férias na Tunísia mesmo "em cima da hora" da inauguração, Felizardo mal teve tempo de poisar as malas para orientar a montagem.
Aí ficam as imagens. Para ampliar, clicar sobre as fotos.





segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Um blogue que ajuda freelancers

O associado Feco Toonman (cujo B.I. lhe chama Pedro Alves) tem um blogue de visita obrigatória a quem, como a maioria de nós, trabalha na situação de freelancer.
Como ele próprio declara, "não existe nada do género por cá, e é capaz de ser uma grande mais-valia a quem se está a lançar por conta própria".
Visitem e participem. Eis o link:
http://artistafreelance.blogspot.com/

domingo, 13 de setembro de 2009

Na Lousã, FecoPortugal solidária

Associados da FecoPortugal - Associação de Cartoonistas participaram numa mini-exposição de cartoon que integrou o Festival Solidário nos dias 11 e 12 de Setembro no Parque Municipal de Exposições da Lousã.

Esta iniciativa, que incluiu o concerto "Amália Hoje" (com a participação de elementos das bandas The Gift, Moonspell e Plazza), proporcionou receita de bilheteira que erverteu para a ARCIL - Associação do Cidadão Inadaptado da Lousã, uma instituição de funcionamento e alcance social exemplares a vários níveis.

O programa contou também com um concurso de bandas, que teve a presença de Miguel Ângelo e de Luís Sampaio, dos Delfins.
© Varela






Abraço de blogue para blogue

Decorria em Alcalá de Henares há quase um ano o Congresso dos Caricaturistas, quando o blogue FecoPortugal teve oportunidade de registar a extrema atenção que David Vela, o cordenador do blogue FecoSpain, dedicava ao assunto exposto. Mas conferencista que aceite falar para caricaturistas... sujeita-se!

video

Abraço para David Vela.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Eis St Just le Martel, onde a FecoPortugal expõe

É nesta pequena aldeia francesa que ocorre, desde há 28 anos, um dos mais carismáticos salões de Humor da Europa. Este ano a FecoPortugal tem ali uma exposição com uma trintena de trabalhos dos seus membros.
As exposições são muitas, como pode ler-se em post mais abaixo, e subordinadas a diversas temáticas.
Todos os anos a organização aluga um comboio que parte de Paris até Saint Just, transportando gratuitamente todos os parisienses que desejem visitar as exposições. E, em boa medida à conta disso, o primeiro fim-de-semana de Outubro acarreta uma enchente para a aldeia.
A FecoPortugal vai estar presente, não só com a sua exposição, mas também com uma delegação de associados.

Ver mapa maior
Para ampliar, clique duas vezes com a mãozinha ou no sinal mais. Para diminuir, clique no sinal menos. Para move, arraste com a mão ou com as setas do canto esquerdo (cima)

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A Liberdade é um Risco - Divulgação em grande

É reconfortante verificarmos que, afinal, ainda há quem saiba tratar uma exposição de Humor como se de um outro produto cultural se tratasse.
Em espaços mais abaixo, damos conta de vários aspectos da ida da exposição a Matosinhos.
Mas com estas, ilustramos a divulgação exterior que a exposição mereceu.Assim, cresce-nos a vontade de fazermos mais coisas.




segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Exposição em Matosinhos - As fotos

Reportagem fotográfica de Paulo Fernandes O êxito da apresentação em Matosinhos da exposição A Liberdade é um Risco, iniciativa FecoPortugal/Amnistia Internacional, explica-se pela excelente organização que teve naquela cidade nortenha.

A organização local (Núcleo de Matosinhos da Amnistia Internacional e Câmara Municipal) encontraram no Teatro Constantino Nery um espaço muito bem localizado e bastante frequentado, factor que potencia o objectivo essencial que se deseja para uma exposição: ser muito vista.

Estas imagens, que foram obtidas minutos antes da inauguração, mostram apenas um ou outro interessado, que são afinal "gente da casa"; uns quantos caricaturistas ou pessoas da organização.

Mas a enchente não tardaria, "tornando pequena" a sala com visitantes de todas as idades.

A abrir, o presidente da FecoPortugal (camisa "de presidiário") fez uma breve caracterização da Associação de Cartoonistas e da exposição, cujo tema é Liberdade de Imprensa, aludindo a atropelos à liberdade que se nos vão deparando com frequência, como foi há bem pouco o caso de uma suspensão de um programa televisivo de informação, perpetrado pela Administração da TV, perante o repúdio dos jornalistas. Não vindo para o caso se o programa tem qualidade ou não, não cabe à Administração interferir daquele modo, aliás ilegalmente.

Ao centro, Otília Reisinho (Amnistia - Matosinhos) e à direira, Guilherme Pinto, presidente da Câmara de Matosinhos.

A coordenadora local da Amnistia Internacional, Otília Gradim Reisinho, fez uma breve apresentação dos objectivos do núcleo que coordena em Matosinhos.

Guilherme Pinto, presidente da Câmara, tinha salientado o interesse que nutre para com o cartoon e confessado ser um coleccionador de livros de humor. E fez questão de ser ele próprio a apresentar Manuel Freire, no andar superior onde decorreu um recital do cantor, confessando-se um grande admirador do cantautor e associado da FecoPortugal.

Manuel Freire contou histórias...

...disse um conjunto de poemas carregados de humor...

...e cantou as suas baladas que uma plateia numerosa aplaudiu sem regateio.

Ficou, assim, servido o aperitivo para um espectáculo mais alargado que talvez venha um dia destes a comemorar os 40 anos de carreira do cantor. Talvez em Matosinhos!

O que os jornais não disseram






Otília e Manuel Freire num espectacular momento de levitação.


Vejam como os pés deles se erguem no ar. Assim se explica que tenham saltado fora da foto.
















Imagem do Varela, depois de canonizado e colocado no nicho.






O arquitecto Ferreira dos Santos desenhando a fachada de um dos presentes.




As molduras da exposição são um valioso empréstimo da HUMORGRAFE (Osvaldo Macedo de Sousa)