quinta-feira, 29 de outubro de 2009

FecoPortugal em força nos Recreios da Amadora

No próximo sábado, a tarde vai ser de festa nos Recreios da Amadora. Festa da Caricatura, organizada pela Humorgrafe (Osvaldo de Sousa), com oito autores anunciados, dos quais seis são membros da FecoPortugal.
Ali estarão para plasmar em folha de papel a verdadeira identidade de cada visitante, os caricaturistas Ricardo Galvão, Pê, Carlos Laranjeira, Zé Oliveira, Santiagu e Gon, todos associados da Feco, e ainda Rui Duarte e Nelson Santos.
Agim Sulaj, galardoado com a componente internacional do Prénio AmadoraCartoon, reforçará a equipa.
Tudo vai decorrer entre as 15h00 e as 17h30, com reincidência na manhã do dia seguinte, mas no Forum Camões da Brandoa (Nucleo Central do Festival) entre as 11h00 e as 12h45.
Trata-se de uma das mais populares componentes da 20ª edição do Festival de BD da Amadora.

Novas Oportunidades

A FecoPortugal está a preparar a sua participação no programa "Novas Oportunidades", promovido pelo Ministério do Trabalho, Ministério da Educação e ANQ - Agência Nacional para a Qualificação.

Existem neste programa três formas de eventual interesse para os associados:

1 - Permitir obter o 12º ano de escolaridade aos associados quem ainda não o possuam;
2 - Proporcionar acolhimento de estágio;
3 - Proporcionar actividade de formadores;

Os interessados em qualquer destes três pontos, seja na área da Banda Desenhada, da Caricatura, do Cartoon, Cinema de Animação ou Ilustração, por favor contactem a direcção da FecoPortugal através do telemóvel 966 303 379.

Também podem contactar os representantes da Feco, durante o Festival de BD da Amadora ou via mail, paraQuem ainda não for associado, basta que se inscreva.

A concretização da participação da FecoPortugal neste programa depende do número de interessados.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Membro FECO distinguido na Amadora

Santiagu, associado da Feco, é o português galardoado este ano com o Prémio AmadoraCartoon.
O respectivo troféu ser-lhe-a entregue na cerimónia que decorre nos Recreios da Amadora no próximo sábado pelas 18h30. Entretanto, saliente-se que Santiagu tem em curso uma exposição constituída por 52 trabalhos, entre 16 de Outubro e 1 de Novembro, no átrio da Câmara Municipal de Santo Tirso.
(Informações e imagem de http://humorgrafe.blogspot.com)

sábado, 24 de outubro de 2009

Ziraldo desanca na internet

O cartoonista brasileiro Ziraldo foi galardoado, no passado dia 21, com a maior distinção do mundo para a área da Caricatura, o Prémio Quevedos.
A distinção, que é bienal e à qual a FecoPortugal candidatou João Abel Manta, é organizada pela Fundação da Universidade de Alcalá (Madrid).
Para mais informação, consultar http://www.fgua.es

Seguem afirmações polémicas de Ziraldo, obtidas no youtube.
Aliás o talento, a coragem e o prestígio de Ziraldo têm desencadeado polémicas frequentes.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Varela no número de aniversário do Trevim


Onofre Varela, presidente da mesa da Assembleia Geral da FecoPortugal, publica hoje um artigo de opinião no número de aniversário do Jornal Trevim, da Lousã. Por ser extenso, teria leitura mais fácil no site do quinzenário. Mas não está (ou ainda não está) na edição on line. Por isso, a solução será clicar sobre o recorte, para ampliar.

"A Liberdade é um Risco" continua na Lousã até final do mês


Conforme o Trevim noticia na primeira página da sua edição de hoje, a exposição "A Liberdade é um Risco" (organização Feco/AI)
prolongar-se-á até ao fim de Outubro no Museu Etnográfico Doutor Louzã Henriques (junto à estação de caminho de ferro da Lousã).
Portanto, além da quinzena inicialmente programada, ficará exposta praticamente um mês, pois inaugurou a 3 de Outubro.
Aumenta, assim, a oportunidade de visita para quem ainda não a fez. Um bom pretexto para quem, residindo em Coimbra ou outra das localidades próximas, vá visitar a Lousã.
A exposição está na Lousã, no âmbito do 42º aniversário do jornal Trevim.
Parabéns Trevim
A edição de hoje do jornal Trevim, da Lousã, assinala o 42º aniversário da sua publicação.
A FecoPortugal, que mantém com o Trevim um protocolo de produção/edição do BronKit (que nesta série funciona como boletim da nossa associação), congratula-se com mais este aniversário.
Convidamos os interessados em conhecer as dificuldades com que se debate a imprensa regional, a ler o editorial da edição de hoje, escrito por Carlos Sêco, director do Trevim (e membro da FecoPortugal):

http://www.trevim.pt/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czozOiIxMjMiO3M6OToiaWRfc2VjY2FvIjtOO30=

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

FecoPortugal no 20º Amadora BD

O 20º Festival Amadora BD 09 inaugura na próxima Sexta, pelas 18h30, na Galeria Municipal Artur Bual, com uma homenagem a Vasco Granja.

No dia 31, entre as 15h00 e as 18h00, a FecoPortugal fará uma apresentação pública da sua existência, no Forum Luís de Camões.

Trata-se de uma sessão aberta a todo o público, mas com especial (e natural) interesse para os cultores das artes da Ilustração, da BD, da Caricatura/Cartoon e Cinema de Animação.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Exposição de Ricardo Campos


Exposição individual | Cartoons e Caricaturas, de 30 de Outubro a 21 de Novembro, na Filantrópica, Cooperativa de Cultura na Póvoa de Varzim.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ainda S.t Just le Martel na imprensa


O recorte já tem quase um mês, mas aqui fica para arquivo.
Saíu no Jornal de Leiria de 17 de Setembro de 2009.
Para ler, clicar na imagem

FecoPortugal no Luso-Jornal de hoje (Director's cut)

Presidente Zé Oliveira no Festival de Saint Just-le-Martel
Associação portuguesa de cartonistas quer alargar-se aos criadores de banda desenhada
(A primeira pergunta foi encurtada, donde resulta que a resposta arranca com algum despropósito).


O Salão Internacional da Caricatura e do Desenho de Imprensa Humorístico de Saint-Just-le-Martel, que decorreu na semana passada, contou com a participação de membros da Federation of Cartoonists’ Organisations (FECO). A delegação da FecoPortugal também esteve presente, fazendo-se representar pelo seu Presidente José Oliveira (mais conhecido por Zé Oliveira) e por um dos seus membros fundadores, o cartoonista Rodrigo de Matos.
O Presidente falou ao LusoJornal sobre a associação que acaba de celebrar um ano de existência.

LusoJornal: Como surgiu a ideia de criar uma associação Feco em Portugal?
Zé Oliveira: Sou realmente o primeiro Presidente da FecoPortugal, que existe apenas há um ano. Completará um ano com a nossa presença no encerramento do Salão de Saint Just-le-Martel.
A ideia da criação da FecoPortugal surgiu da necessidade! Somos uma classe de profissionais solitários e dispersos, carecidos de um mecanismo aglutinador que combata a fragilidade da nossa actividade. Não era a primeira vez que se tentava criar uma associação desta natureza, mas foi a primeira vez que se concretizou. Ao êxito não foi alheio o estímulo dos colegas espanhóis, que já haviam aderido uns anos antes ao movimento federativo internacional Feco.

LusoJornal: Tem ido com membros da Feco a vários eventos? Tem participado em outros festivais?
Zé Oliveira:Vou quase todos os anos ao Encontro Iberoamericano de caricaturistas de Alcalá de Henares (Madrid) e foi precisamente aí que os nossos amigos espanhóis nos foram estimulando, principalmente a mim e ao Varella, para a ideia da criação da Feco portuguesa. Tenho ido participar regularmente em iniciativas na Galiza, em Granada e na
Costa Rica.
Em Portugal, participo na generalidade dos encontros que existem e tenho sido responsável pela organização de alguns, designadamente em Leiria e Lousã, onde se realizou durante dez anos consecutivos a Festa da Caricatura, que tinha carácter internacional.

LusoJornal: Quais os projectos que tem para a associação para um futuro próximo?
Zé Oliveira: Para breve, iremos provocar eleições. Os corpos sociais foram empossados por indigitação directa, coisa que não considero ideal. Mas teve de ser assim para maior facilidade burocrática e menor dispêndio.
Após as eleições, os projectos cabem à futura Direcção eleita. Mas o que me parece adequado é que o segundo ano seja o da consolidação do trabalho já desenvolvido – que não é pouco, não obstante realizado com uma enorme míngua de meios. E, do meu ponto de vista, aliás coincidente com o da generalidade dos associados, deve haver um enfoque mais direccionado sobre a actividade dos autores de Banda Desenhada. Isto porque a aglutinação dos caricaturistas e cartoonistas já está conseguida.

LusoJornal: Além de Presidente da Federação em Portugal, também tem produzido cartoons. Com que meios ou instituições tem trabalhado enquanto cartoonista?
Zé Oliveira: Iniciei-me em jornais e revistas de âmbito nacional (Os Ridículos, Flama, Magazine, Barraca, Brincalhão, entre outros), depois veio a tropa e a partida para a guerra colonial (na qual fiz jornais e trabalhei em rádios). Mais recentemente, tive períodos de intenso trabalho jornalístico convencional (Região de Leiria,Trevim...) acumulado com a produção de cartoon. Além de duas a três páginas de conteúdo redactorial, produzia semanalmente
seis cartoons.

LusoJornal: Dedica-se há muito tempo a esta paixão?
Zé Oliveira: Quando regressei de Angola, abandonei tudo isso e enveredei por uma carreira técnica. Fui topógrafo durante cerca de 30 anos. Desses trinta, os últimos dez foram desempenhados em simultâneo com um regresso às andanças do desenho satírico e da crónica jornalística.

LusoJornal: É a primeira vez que participa no Festival de Saint Just-le-Martel?
Zé Oliveira: Sim, é a primeira vez.

LusoJornal: O que espera encontrar neste Festival?
Zé Oliveira:As três décadas que vivi a trabalhar dentro da paisagem, por força das características da minha actividade como topógrafo, reforçaram a minha sensibilidade rural com que, aliás, nasci. Por isso, estou curioso em poder fazer a comparação entre a vida de uma pequena localidade francesa, inserida no campo, com as congéneres portuguesas.
Para além, é claro, da surpresa que vai ser para mim verificar a aparente desproporção entre o meio e a realização. Basta lermos o programa do Salão de Saint Just,para ficarmos boquiabertos.

Susete Sampaio
in www.lusojornal.com

Retribuimos cumprimentos de Feco-España

Nuestros hermanos da Feco Españha tiveram a amabilidade de nos cumprimentar através da sua página web pelo nosso primeiro aniversário, que ocorreu no passado dia 3 (sem comemorações, porque nos parece que a hora nos pede mais trabalho do que champanhe...).

Muito obrigado, amigos e companheiros de risco (de riesgo, como dicen vosotros!).

Feco Espanha será sempre encarada por nós como madrinha da FecoPortugal, pois foi graças aos vossos estímulos que avançámos (abraço para Ché! Abraço para Harca! Abraço para Lambert! Abraço para David! Abraço para Kap! Abraço Enrique! Abraço Aldeguer! Abraço Almarza! Abraço Alvaro! Abraço Angelines! Abraço Bergé! Abraço Bernal! Abraço Carbo! Abraço Carlos! Abraço Carreño! Abraço Clemente! Recordo El Keto! Abraço Elena Guardia! Abraço Ermengol! Abraço Feliu! Abraço Forges! Abraço Ga! Abraço Gab! Abraço Harry Beuster! Abraço J. Padrón! Abraço Jav! Abrcadabra José Júlio! Abraço Jozé! Abraço Karka! Abraço L.Sanchez! Abraço La Keta! Abraço Lalanda! Abraço Lanzon! Abraco Lloyy! Abraço Lolo! Abraço Marisa Babiano! Abraço Malagón! Abraço Marrugat! Abraço Marçal! Abraço Mel! Abraço Tico Menta! Abraço Moreno! Abraço Muñoz! Abraço Nano! Abraço Napi! Abraço Nerja! Abraço Omar! Abraço Ortifus! Abraço Ozelui! Abraço Pardo! Abraço Pep Roig! Abraço Pepe Moreno! Abraço Rafa! Abraço Roty & Zipal! Abraço Ruan! Abraço Salas! Abraço Sebas! Abraço Sex! Abraço Subi! Abraço Tolo Matas! Abraço Tonisavsky! Abraço Ubaldo! Abraço Xaquin Marin! Abraço Jesus Zulet!

Para visitar a página de Feco Espanha: http://feco-spain.blogspot.com/

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Trevim celebra anos com Humor pela Liberdade

Recorte do jornal Trevim (edição da passada quinta-feira).
Ilustração da notícia: Kap (Jaume Capedevila)
Para ler o recorte, clicar sobre a imagem


"A Liberdade é um Risco" está em exposição na Lousã desde o passado dia 3, inserida nas comemorações do 42º aniversário do jornal Trevim. Recordamos que Trevim é parceiro da Feco, editando nas suas páginas o BronKit, boletim da FecioPortugal.

Nesse mesmo dia 3 de Outubro decorreu também o primeiro aniversário da FecoPortugal, que passou despercebido, por opção da Direcção.
Até 17 de Outubro, esta mostra ainda pode ser vista no Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques (próximo da Estação de Caminho de Ferro).

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

GON na capa do 24 horas

O membro FecoPortugal Gonçalo Pedro, que assina GON, acaba de iniciar uma colaboração com o 24 Horas. E começa pelo lugar mais honroso, que é primeira página.
Saudamos não só o nosso companheiro, mas também a equipa daquele diário que, numa altura de crise geral que não é menor para os profissionais do desenho satírico, abre as portas a um de nós.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Gente que trabalha forte e feio

Tratando-se de um certame organizado por uma pequena localidade capital um município de 4.000 habitantes, o que mais surpreende é a dimensão do Salão. Só possível de concretizar, porque a população é muito empenhada nele, trabalhando com surpreendente voluntarismo.
As soluções de montagem são práticas e de aproveitamento intensivo.
Há excepções para as exposições especiais, como é o caso da do Museu de Imprensa que beneficia de boas molduras, mas isso acontece porque a exposição seguiu emoldurada a partir do Porto. (ver no post seguinte, em registo satírico)

Pequenos lapsos: o Álvaro é identificado como Santos, o desenho de Alberto Ferreira era atribuído a Zé Oliveira e o do Zé não tinha identificação. Com aquele género de emolduramento, era impensável pedir correcção à organização. Valeu à comitiva portuguesa levar na mala um rolo de fita-cola opaca (daquela que usam os pintores de automóveis). Foi com isso (e com um marcador) que se corrigiram as identidades. (Vagamente perceptível na foto anterior, lado direito)

Quadro do Varela roubado em Saint Just

Afinal havia outra
Afinal havia outra exposição portuguesa na 28ª edição do Festival d Saint Just le Martel!
Ia do Museu de Imprensa do Porto e, para surpresa da delegação da FecoPortugal (e também do cúmplice que se vê na foto a estudar o golpe), um português participava nessa exposição!!! Exactamente o nosso mui venerando presidente da mesa da Assembleia Geral, artista que é tão do Porto como o Vinho do. Ou mais, carago!


O cúmplice foi passar palavra da novidade a dois sinistros comparsas. Num instante um deles asseverava: "isto vale uma... pipa de massa! Até porque não é todos os dias que um cartoonista português participa nos salões do Museu de Imprensa!" ao que o outro apoiava "pois vale", de polegar erguido, evidenciando uma dsmesurada cupidez no olhar.


...e rapidamente meteram ombros à tarefa de desalojar a obra de arte.

Mas, tratando-se de uma obra de peso, foi preciso passar a uma outra técnica de transporte, aliás bem mais discreta, como convinha e a foto de baixo demonstra.

Mas foi nesse entretanto que um dos larápios começou a pensar "e se eu levasse isto só para mim" coisa com que...

...o comparsa não concordou.

E num instante se gerou, entre ambos os amantes da arte, uma acalorada disputa. (Quem disputa diz Joe Berardo).

Os flics saberão investigar o caso e descobrir o paradeiro do quadro, posto que aquilo que os meliantes acabaram por colocar no sítio dele, tentando dissimular o roubo, é claramente uma cópia de fraca qualidade, conforme se atesta pela comparação entre a foto acima e a foto inicial desta reportagem.

FecoPortugal no Lusojornal de hoje

Esta vida de jornalista é uma coisa tramada.
Quando um colega repara que somos pequeninos, pumba! corta-nos as pernas.
É certo que o Rodrigo não é grande (ver foto a baixo) mas ficou mais pequeno quando lhe cortaram os membros inferiores (ver foto acima).

Para ampliar, clicar sobre as imagens


terça-feira, 6 de outubro de 2009

Avacalhar a Música

Olhem-me só para esta originalidade:

Vamos começar pelo fim, a reportagem acerca do 28º Salão de Humor de Saint Just. Comecemos:

Por muito vaca que seja, uma limusine tem de ficar azul escuro, claro, depois de assistir a um semelhante avacalhar musical.

video

Ao som desta melodiosa barafunda, uns desenhavam os outros que eram desenhados, enquanto os outros que não eram desenhados nem desenhavam se passeavam na contemplação dos milhares de desenhos que escorriam humor pelas paredes abaixo.

Se Santo Justo alguma vez existiu, e, existindo, se realmente era santo e era justo, então seguramente abençoava o sentido de humor.

Até para o ano!!!

FecoPortugal em França, na imprensa portuguesa

Vemos com agrado que a imprensa regional (neste caso o Matosinhos Hoje, última edição) presta atenção à participação dos seus colaboradores no mais diverso género de cartames.
O título da notícia é redutor (não foi um desenhador português, foram 24 com um total de 28 cartoons), mas o desenvolvimento da notícia esclarece.
Para ler, clicar na imagem

sábado, 3 de outubro de 2009

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Ainda material enviado para a Exposição em Saint Just le Martel

Obama
por
Pedro Ribeiro Ferreira


Este aqui não é Maomé
por
Luís Costa


Torres Gémeas
por
Luís Costa



Sarkozy
por
Gon

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Delegação da Feco a caminho de Saint Just

Uma delegação da FecoPortugal vai meter rodas a caminho, durante a próxima noite, para estar presente no encerramento da 28ª edição do Salão de Saint Just le Martel, que ocorre no próximo domingo. Mais algumas obras da exposição portuguesa: (clicar nas imagens, para ampliar)
Carlos Laranjeira


Carlos Laranjeira

Ricardo Galvão

Salão se Saint Just le Martel em últimos dias

Eis mais três trabalhos de membros da FecoPortugal enviados para a nossa exposição colectiva em Saint Just le Martel. (Para ampliar, clicar em cada imagem)
Eduardo Esteves

Eduardo Esteves

Carlos Rico