domingo, 4 de maio de 2008

Tristezas do Humor


Zé Oliveira

Isto de a gente andar nesta lufa-lufa de promover as coisas do humor a troco de coisa nenhuma, é uma tarefa muito menos divertida do que os mais distraídos imaginam.

Não vou mencionar nomes, mas conto aqui um episódio que conheci mediante leitura num livro de autoria colectiva que assinalou o encerramento de um curso de cartoon na Argentina. O promotor do curso, um jovem psicólogo que deixou a vida clínica para se tornar num dos maiores cartoonistas da nova-vaga do seu país, que me fez o favor da oferta do referido livro, abre a colectânea com uma introdução que pediu a um consagrado caricaturista seu compatriota. E escreve esse consagrado que, quando o ex-psicólogo lhe falou do propósito do curso, lhe disse paternalmente mais ou menos isto: "No meio desses lobos, pequeninos e simpáticos que agora ensinas, pode muito bem estar algum que, depois de crescido, acabará por comer-te".

O veterano acabou por escrever a introdução, o livro contém vários níveis de talento para diversos estilos e o ex-psicólogo continua a ser uma das maiores referências da caricatura moderna argentina.

Moral da história: É prudente estar de pé atrás. Mas é criminoso tenter que o mundo não vá além dos muros do nosso interesse. São poucos os caricaturistas em Portugal, pela simples razão de que o país é pequeno. Não há lugar para todos? A solução não é trancarmos as cancelas do nosso quintal, barricados na mesquinhez dos nossos interesses pessoais. A solução é tentarmos, conjuntamente, que apareçam mais espaços para publicar. É termos a coragem de, cada um de nós, individualmente, dar um pouco do nosso tempo no sentido da consolidação da classe. É acreditarmos que só uma classe forte poderá conter profissionais fortes. Não é forte nenhum de nós, só por si, por mais robusto que seja o vidro da redoma onde vive.

Haverá sempre lobos. Mas esses - os da serrania - ensinam-nos que a sua força lhes advem do espírito de grupo!

Estas considerações foram inicialmente publicadas, quase ipsis verbis, no site do Sergei (http://sergeicartoons.blogs.sapo.pt)

Sem comentários: