segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Exposição em Matosinhos - As fotos

Reportagem fotográfica de Paulo Fernandes O êxito da apresentação em Matosinhos da exposição A Liberdade é um Risco, iniciativa FecoPortugal/Amnistia Internacional, explica-se pela excelente organização que teve naquela cidade nortenha.

A organização local (Núcleo de Matosinhos da Amnistia Internacional e Câmara Municipal) encontraram no Teatro Constantino Nery um espaço muito bem localizado e bastante frequentado, factor que potencia o objectivo essencial que se deseja para uma exposição: ser muito vista.

Estas imagens, que foram obtidas minutos antes da inauguração, mostram apenas um ou outro interessado, que são afinal "gente da casa"; uns quantos caricaturistas ou pessoas da organização.

Mas a enchente não tardaria, "tornando pequena" a sala com visitantes de todas as idades.

A abrir, o presidente da FecoPortugal (camisa "de presidiário") fez uma breve caracterização da Associação de Cartoonistas e da exposição, cujo tema é Liberdade de Imprensa, aludindo a atropelos à liberdade que se nos vão deparando com frequência, como foi há bem pouco o caso de uma suspensão de um programa televisivo de informação, perpetrado pela Administração da TV, perante o repúdio dos jornalistas. Não vindo para o caso se o programa tem qualidade ou não, não cabe à Administração interferir daquele modo, aliás ilegalmente.

Ao centro, Otília Reisinho (Amnistia - Matosinhos) e à direira, Guilherme Pinto, presidente da Câmara de Matosinhos.

A coordenadora local da Amnistia Internacional, Otília Gradim Reisinho, fez uma breve apresentação dos objectivos do núcleo que coordena em Matosinhos.

Guilherme Pinto, presidente da Câmara, tinha salientado o interesse que nutre para com o cartoon e confessado ser um coleccionador de livros de humor. E fez questão de ser ele próprio a apresentar Manuel Freire, no andar superior onde decorreu um recital do cantor, confessando-se um grande admirador do cantautor e associado da FecoPortugal.

Manuel Freire contou histórias...

...disse um conjunto de poemas carregados de humor...

...e cantou as suas baladas que uma plateia numerosa aplaudiu sem regateio.

Ficou, assim, servido o aperitivo para um espectáculo mais alargado que talvez venha um dia destes a comemorar os 40 anos de carreira do cantor. Talvez em Matosinhos!

O que os jornais não disseram






Otília e Manuel Freire num espectacular momento de levitação.


Vejam como os pés deles se erguem no ar. Assim se explica que tenham saltado fora da foto.
















Imagem do Varela, depois de canonizado e colocado no nicho.






O arquitecto Ferreira dos Santos desenhando a fachada de um dos presentes.




As molduras da exposição são um valioso empréstimo da HUMORGRAFE (Osvaldo Macedo de Sousa)

Sem comentários: