domingo, 31 de outubro de 2010

Prof. Marcelo foi injusto para com caricaturistas


(este texto foi enviado pela FecoPortugal ao visado)


No seu comentário de hoje inserido no Jornal Nacional da TVI, Marcelo Rebelo de Sousa foi injusto para com Ricardo Galvão e Pedro Ribeiro Ferreira, os dois caricaturistas que ilustraram profusamente o livro "Caretas da República".
Ao mencionar a edição do livro, que aliás mostrou, o comentador tomou a nuvem por Juno quando atribuiu a autoria da obra ao nome que assina o texto. Ora, a verdade é que o essencial de um álbum que ostenta um título como aquele, é - o título o afirma - o seu conteúdo gráfico. Com a nossa devida ressalva de respeito para com o texto e o seu autor.

O comentador referiu-se às caricaturas, considerando-as simpáticas, mas omitiu o nome dos seus autores, aliás membros da nossa associação.

A Direcção da FecoPortugal lamenta o sucedido, que mais uma vez reflecte uma falta de atenção e de respeito para com o trabalho dos caricaturistas, atitude tanto mais grave quanto desta vez parte de um protagonista da Comunicação Social, que já foi jornalista de imprensa, portanto conhecedor dos méritos da Caricatura Gráfica, cujos autores deveria saber respeitar.

José Oliveira
(Presidente da Direcção)

Sem comentários: