sábado, 30 de janeiro de 2010

Menos humor em Coimbra

O Despertar, jornal conimbricense com 92 anos de existência, deixa de ser semanário passando a saír apenas quinzenalmente.Na última edição, a medida é justificada pelas dificuldades que se deparam a toda a economia, "muito em especial para o setor da comunicação social".

Embora o jornal omita isso, o factor que está a deixar a generalidade dos jornais regionais com a corda na garganta é o desaparecimento do Porte Pago, ou seja: o Governo deixa de suportar os custos de expedição postal, gorda factura que os jornais não conseguem pagar.


Com esta medida, passa para metade a publicação de cartoons na cidade do Mondego, tarefa dsempenhada em O Despertar pelo nosso associado Joaquim Belisário, também colaborador regular do Diário de Coimbra.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Feco Portugal em Beja

Imagens da Exposição da FECO Portugal na Casa da Cultura de Beja patente de dia 16 a 31 de Janeiro.

video




















Vista aérea de alguns dos membros da FECO Portugal

Exposição da FecoPortugal na TV Alentejo

.
.
.
Para ver e ouvir, clicar nas linhas seguintes:
.
http://www.tvalentejo.tv/index.php?view=2010011922302577&t=3
.
.
.
.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Feco com Exposição e Assembleia Geral em Beja

Foi inaugurada no passado sábado, na galeria da Bedeteca de Beja, a primeira exposição colectiva dos membros da FecoPortugal.
O momento foi festivo e contou com a presença de assinalável número de pessoas, designadamente o presidente da Câmara, Jorge Pulido Valente.
Paulo Monteiro, director da Bedeteca de Beja, iniciou a sessão com uma breve alocução justificativa da exposição, tendo convidado José Oliveira, da FecoPortugal, a explicar quais os objectivos de uma associação como esta.
Um beberete tingido com vinho do Dão acrescentou uma nota de simpatia àquela tarde alentejana.
Numa sala da Bedeteca, decorreu a primeira Assembleia Geral da FecoPortugal, que contou com a participação de nove elementos. Número assinalável, se tivermos em conta que a nossa associação conta com 31 membros. Não raro, associações com centenas de associados reunem assembleias gerais com bem menos elementos.
Os trabalhos foram dirigidos por Pedro Alves, secretário da Mesa da Assembleia Geral, em substituição do presidente, Onofre Varela, impedido de estar presente devido a compromissios artísticos de natureza cénica. Aliás, outros associados haviam esclarecido antecipadamente a sua impossibilidade de comparecer, por razões diversas.

Pedro Alves dirigiu a reunião com eficácia merecedora de nota, tendo sido tratados todos os pontos da Ordem de Trabalhos com clareza e eficácia, sem perdas de tempo nem alongamentos em discussões estéreis, como tantas vezes acontece em actos desta natureza.
José Oliveira e César Évora, enquanto membros da Direcção, apresentaram respectivamente Relatório de Actividades e Contas. O primeiro apresentou também o Plano de Actividades para 2010. Tudo isto será apresentado em breve neste espaço.
Foi aprovado o Regulamento Interno, que apenas sofreu uma alteração em relação ao texto distribuído com a convocatória, alteração que tem a ver com o período de pagamento das quotas de cada ano.
Luís Afonso apresentou uma interessante sugestão extra-assembleia, que tem a ver com uma livraria/galeria que fundou em Serpa (presentemente dirigida por um ex-jornalista), que merecerá divulgação oportuna, depois de acertados pormenores.

Nesta "vista aérea" e da esquerda para a direita, começando pelo que tapa a boca: Felizardo; Álvaro; Carlos Laranjeira; Campus; César Évora; Zé Oliveira; Pedro Alves; Luís Afonso; Carlos Rico.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

FECO na Bedeteca de Beja


No próximo dia 16, Sábado, às 16 horas, a Bedeteca de Beja abre as portas à Feco - Exposição de Cartoon, Caricatura, Ilustração e Banda Desenhada.

A exposição inaugura às 16h00 na Galeria de Exposições situada no 1º andar da Casa da Cultura de Beja, local onde se encontra instalada a Bedeteca.

Estarão presentes alguns autores. A entrada é livre.

Trata-se da primeira exposição com trabalhos exclusivamente criados pelos membros da FecoPortugal - Associação de Cartoonistas, fundada há apenas um ano, mas já com assinalável actividade (a FecoPortugal tem participando em várias exposições colectivas em Portugal e no estrangeiro, quer como entidade organizadora, quer como participante).

Ainda no mesmo dia, e após a inauguração da exposição, a FecoPortugal realizará a sua primeira Assembleia Geral, na Bedeteca de Beja, para apresentação do relatório e contas e plano de actividades para 2010.


O que é a FecoPortugal?

A FecoPortugal - Associação de Caricaturistas, é uma instituição sem fins lucrativos cuja finalidade é promover a arte da Caricatura, Cartoon, Banda Desenhada, Ilustração, Cinema de Animação e expressões plásticas afins; pugnar pelo reconhecimento, dignidade, prestígio e justa remuneração profissional dos seus autores; defender os interesses, direitos e prerrogativas dos seus membros; promover e reforçar a solidariedade entre os seus membros; e fomentar o intercâmbio com organismos congéneres nacionais e estrangeiros...
Sem se subordinar, naturalmente, a quaisquer ideologias políticas, religiosas ou outras...

Chama-se FECO, porque se constitui como o "braço" português da FECO - FEderation of Cartoonists Organizations, que abrange três dezenas de países abarcando um total de dois mil desenhadores.

Para mais informações visite fecoportugal.blogspot.com


De 16 a 31 de Janeiro, na Galeria de Exposições Temporárias (Casa da Cultura, 1º andar).
De 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h30, e das 14h00 às 23h00.
Sábados das 14h00 às 20h00.


Bedeteca de Beja
Edifício da Casa da Cultura
Rua Luís de Camões
7800-508 Beja
PORTUGAL

domingo, 10 de janeiro de 2010

Localização da Bedeteca de Beja

A primeira Exposição exclusiva dos membros da Feco Portugal ocorrerá de 16 a 31 de Janeiro de 2010 em:

Bedeteca de Beja
Edifício da Casa da Cultura
Rua Luís de Camões
7800-508 Beja
Portugal
(00351) 969660234

Para quem nunca lá meteu os pés é só seguir o mapa abaixo. O Edifício da Casa da Cultura está assinalado ao centro pela seta verde.



Ver mapa maior

Apareça!


Ricardo Galvão entrevistado na RTP


Ricardo Galvão acaba de ser entrevistado pelo canal 1 da RTP, a propósito do recente lançamento de um livro profusamente ilustrado pelo associado da Feco.
A entrevista, que passou no programa "Só Visto" pouco depois das 14h30 de hoje, também teve depoimentos das autoras do texto de "Viver com um Adepto: Manual de Sobrevivência", Susana Romana e Joana Marques.

Editor: Prime Books