terça-feira, 7 de agosto de 2012

António Martins, 1949 - 2012

Faleceu em 3 de Julho de 2012 o cartoonista António Martins. Era natural de Asseiceira no concelho de Tomar, onde nasceu em 1949, e residia desde 2005 em Óbidos.
Designer de profissão, António da Silva Antunes Martins destacou-se como brilhante cartoonista e ilustrador, tendo também deixado alguns trabalhos de banda desenhada.
Iniciou a sua carreira na Agência Portuguesa de Revistas e colaborou no Diário Popular, Expresso, Jornal do Exército, Jornal de Notívias, O Jornal, Ribatejo, Sábado, Visão Júnior, etc.
Mais informação em http://divulgandobd.blogspot.com o blog de Geraldes Lino.




Curiosidade: o cronista que aparece de pena ma mão, foi desenhado por António Martins retratando Joaquim Duarte, director do semanário Ribatejo
A dupla prancha acima pertence ao álbum de BD "A Aventura de Cabral ou a Invenção do Brasil" (2001), com texto e desenhos de António Martins. Rdição da Câmara Municipal de Santarém. (46 páginas, das quais as últimas 19 são de enquadramento histórico).

É igualmente de sua autoria "Salgueiro Maia - O Rosto da Liberdade" (1999), outra BD em que se encarregou do texto e dos desenhos (32 páginas), edição da Câmara Municipal de Santarém e Jortejo.





Sem comentários: