sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Varela lança livro e expõe

Onofre Varela, presidente da mesa da Assembleia Geral da FecoPortugal, lança amanhã mais um livro. Como é sabido, Varela não se dedica apenas ao desenho satírico, tendo já vários livros de texto publicados. Uns em registo satírico, outros de pendor mais convencional. É o caso deste seu novo título, "O Homem criou Deus" (edium editores), que surge no prosseguimento temático do seu "O Peter Pan não existe" (Editorial Caminho).

A sessão de lançamento do livro ocorre no espaço Contagiarte, amanhã palas 21:30 horas. Em simultâneo decorrerá a abertura da exposição de caricatura e cartoon do autor.

De seguida decorrerão os espectáculos agendados no espaço, nomeadamente, "Graças a Deus que sou ateu" seguido de uma Jam de percussão e música africanas. A quem deseje ficar para assistir os espectáculos será cobrada a entrada habitual de 2 euros.
Onofre Varela
Estudou pintura e seguiu uma carreira de criativo gráfico em litografias e agências de publicidade até entrar nos jornais em 1970, depois de ter cumprido uma comissão militar na guerra colonial de Angola, onde se iniciaria na publicação de Banda Desenhada. Terminado o serviço militar obrigatório, passou pelas redacções de todos os diários do Porto exercendo a actividade de gráfico, ilustrador, caricaturista e cartunista, mas também escreveu crónicas e entrevistas. O interesse pelo ensaio tem muito a ver com o seu lado sarcástico e humorístico (embora possa não parecer). Ambos obrigam a uma atenta observação da sociedade, criando o espírito crítico e analítico imprescindível ao ensaista. Interessado pelo fenómeno religioso desde muito novo, leu filósofos, pensadores, histórias da religião, a Bíblia e o Alcorão. Assiste a missas e a procissões (se o não fizesse não recolhia matéria para as suas reflexões) e troca opiniões com sacerdotes e crentes das bases. Em 1997 fundou, no Porto, o movimento de ateus que conduziu à formação da Associação Ateísta Portuguesa, de que é dirigente. Este é o segundo livro que escreve sobre o tema ateísmo.

Sem comentários: