sexta-feira, 24 de julho de 2009

Coloristas francófonos formam associação

"Frequentemente mal considerados, os coloristas são de algum modo os parentes pobres da criação de banda desenhada. Eles decidiram mobilizar-se fundando uma associação para fazer valer os seus direitos e as suas preocupações. Na mesma linha do movimento de defesa dos autores lançado em 2000. (...)
Em 2000 uma Associação de Autores de banda desenhada (AdaBD) nasceu em Angoulême. Ela visava a procura e partilha de informação entre autores francófonos de banda desenhada.

Alguns anos mais tarde, em 2007, o Syndicat National des Auteurs et des Compositeurs (SNAC) oficializava a presença no seu seio de um "Grupo de Autores de Banda Desenhada", mais vulgarmente chamado «Syndicat BD» (...) que servia de conciliador em caso de litígios entre autores aderentes e os editotres. Por uma questão de discrição, o Sindicato raramente comunica os dossiers tratados.
Eis que, em Fevereiro de 2009, os coloristas criaram igualmente uma associação com a finalidade de dar uma dinâmica que permita o reconhecimento artístico do seu trabalho assim como a criação de uma real estrutura profissional. (...)"

Mais informação em:

Sem comentários: