terça-feira, 8 de junho de 2010

A arte de Baltazar Ortega







A obra de Baltazar Ortega é, como se compreende, vastíssima uma vez que o artista, para além de ter iniciado muito novo a sua produção e de a ter mantido até poucos anos antes de morrer, quase que tinha uma absoluta necessidade de estar constantemente a trabalhar!
Um bom exemplo disso é o álbum que a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo lhe editou intitulado "Rostos de Um Concelho" (certamente esgotado, nos dias que correm, e que talvez merecessem agora uma reedição como forma de homenagem), onde o artista retrata, de forma caricatural, políticos, jornalistas, artistas plásticos, desportistas, médicos e um largo número de pessoas anónimas que Baltazar imortalizou pelo seu traço.


Em cima, alguns exemplos da obra de Baltazar, onde se destaca a caricatura de Cosme Damião, um dos fundadores do S.L. Benfica, executada a lápis pelo artista, com a classe que o caracterizava!
Para saber mais sobre Baltazar Ortega, recomendamos o trabalho que o clube de jornalistas fez sobre caricatura e cartune há poucos anos, onde a figura de Baltazar mereceu, justamente, lugar de destaque:

Sem comentários: